A Hacker Architects publicou novas imagens para o seu mais novo projeto, aquele que será o maior edifício de escritórios em estrutura de madeira maciça de toda a América do Norte. Desenvolvido em colaboração com o escritório Quezada Architecture para a empreiteira Brookfield Properties, o edifício integra o plano de reurbanização do antigo estaleiro da cidade de São Francisco. O edifício empresarial foi projetado como um marco para a nova porta de entrada do chamado Pier 70.
Sobre a concepção do projeto, os arquitetos da Hacker comentaram que o edifício foi concebido para integrar-se à paisagem histórica do antigo estaleiro de São Francisco, respeitando a escala das estruturas existentes para criar um ambiente de trabalho centrado no bem estar dos usuários. O processo de projeto foi desenvolvido com ênfase na biofilia enquanto que a estrutura aparente de madeira define a identidade formal da arquitetura do edifício, acentuando a qualidade tectônica de seus elementos estruturais e detalhes construtivos, como os pilares chanfrados que servem para proporcionar uma melhor iluminação natural dos espaços interiores. O edifício conta com lajes pré-fabricadas de madeira laminada cruzada (CLT), pilares e vigas de madeira laminada colada (Glulam) e uma estrutura de travamento perimetral em aço resistente à abalos sísmicos.
“Nossa opção pela estrutura de madeira maciça foi inspirada pelo ambiente cultural da cidade de São Francisco,” disse o gerente de desenvolvimento da Brookfield Properties Cutter MacLeod. “Ao incorporar novas tecnologias e ideias inovadoras aos projetos que estamos desenvolvendo para o Pier 70, procuramos incentivar o desenvolvimento de um ambiente próspero para as indústrias criativas na cidade de São Francisco.”
O edifício projetado pela Hacker Architects é uma estrutura de seis pavimento e 85 pés de altura e conta com uma área total de 310.000 pés quadrados. Este será o primeiro edifício de escritórios a ser construído no conjunto do Pier 70, um projeto de reurbanização que está sendo levado à cabo no antigo estaleiro de São Francisco. Com um investimento de 3,5 bilhões de dólares, a iniciativa pretende reabilitar muitos dos edifícios históricos existentes no local, além de construir uma série de novos edifícios habitacionais, de escritórios, parques e estúdios para artistas e pequenas indústrias locais. Exteriormente, o acabamento do edifício inclui uma paleta simples de materiais, como o aço naval que faz referência ao contexto histórico do lugar.